Primeiro de Agosto de 2020: começou o Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Esse ano, o tema escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) é “Apoie um Aleitamento Materno – Por um Planeta Saudável”.

São diversas as formas de buscar um planeta mais saudável. A amamentação é pauta central desse tema. Mas, como muito bem elucida o Dr. Carlos González, o modo como se criam as crianças atualmente não garante que elas serão adultos melhores.

Sim, para entender a lógica do reconhecido pediatra espanhol, que também fala nesse vídeo sobre alimentação, cultura, educação, formas de maternar e criar os filhos, é preciso assisti-lo inteiro (e já adiantamos, ouvir o Dr. Carlos González é imperdível).

A amamentação assume caráter fundamental na vida de um bebê e de uma criança, promovendo melhora na saúde fisiológica, mental e emocional.

Apoiar um planeta saudável é além de promover a amamentação, promover e buscar um cenário favorável para o nascimento, prevenir a morte materna, promover o acesso ao parto humanizado e com respeito, promover debates mais equalizados em favor aos direitos humanos, uma sociedade que não mais relativize a estrutura de consumo e de resíduos.

Vamos juntos ser agentes dessa mudança?