Impactadas pela notícia recente dos 2 jovens que entraram atirando em uma escola em Suzano, mataram adolescentes e adultos e depois se suicidaram, tivemos ontem o segundo encontro #MãesNaLivraria de 2019, na unidade Fradique da Livraria da Vila, em SP, com a presença das queridíssimas convidadas Rita Lisauskas e Vivian Abukater, para falar de empreendedorismo feminino e maternidade.

Rita Lisauskas é jornalista, autora do livro “Mãe sem manual”, mãe do Samuel, tem uma carreira diversificada mas com um interesse e uma escrita inteligente pelas pautas maternas. Vivian Abukater é publicitária, consultora de grandes marcas, mãe do Felipe e do Heitor, e está à frente da Rede Maternativa, um grupo de empreendedorismo feminino com foco no impacto social. Ambas são mulheres incríveis, inteligentes, antenadas, generosas, escoladas e se mostraram dispostas a compartilhar suas visões e experiências (de vida, de trabalho, de leitura) durante um diálogo franco, amoroso e bem realista.

A conversa (e a tarde inteira) foi muito potente! Mulheres de diversas vivências e momentos de vida puderam ouvir, falar, perguntar, dividir, rir, chorar, repensar, lamentar, celebrar. Bebês foram recebidos com amor e paciência, lemos trechos de livros bacanas, trocamos algumas confidências. Choramos pelo evento da manhã, choramos por algumas constatações em pleno século 21, e nos prometemos união, entre mães e filhos, entre amigos e amigas, entre famílias e escola, entre pessoas e cidadãos, porque entendemos que só caminhando juntos (juntas!) é que nossa sociedade poderá sair fortalecida algum dia, apesar dos pesares.

Eu voltei para casa bem mais leve! No meio da tristeza, fiquei com a impressão que a vida nessa cidade tem jeito, que tem saída, que tem luz no final do túnel sim. É nosso papel procurar essa luz, batalhar por um espaço de reflexão, de cidadania, sem esquecer dos nossos bebês, das nossas características de gênero, dos nossos anseios, das nossas verdades, dos nossos objetivos. Me senti grata por estar no meio de pessoas verdadeiras, fortes, abertas, me senti grata por poder colaborar para tantas trocas bonitas dentro desse projeto.

Não posso deixar de agradecer à Livraria da Vila, que desde o começo recebeu o #MãesNaLivraria de maneira aberta e sem ressalvas, com amplo suporte – gente, vocês são demais mesmo! Ontem também tivemos o apoio do fotógrafo profissional Cesar Ogata, que registrou essas fotos maravilhosas! E começamos também uma parceria muito bacana com a BabyPass, para as mães que necessitam recorrer a um serviço de transporte com qualidade e, principalmente, com segurança (mas falaremos disso com mais detalhe num próximo post)!

A vida tá difícil mas tá bonita! Em abril tem mais (o tema é Amamentação e Diabetes, uau!), pode reservar a data aí na sua agenda: dia 10/04, entre 15h e 17h!

Um beijo,

Ana Basaglia (publisher)